As 11 Atividades Físicas que Mais Queimam Calorias

 

Se você anda buscando as atividades físicas que mais queimam calorias para potencializar ainda mais a sua queima de gorduras, esse artigo é para você.

Antes de prosseguirmos, enfatizamos que para que a perda de gordura realmente ocorra temos que ter uma rotina de exercícios físicos aliada a uma alimentação saudável (principalmente uma dieta em déficit calórico), pois não adianta darmos o máximo no treino e depois repor todas as calorias perdidas comendo de tudo o que vemos pela frente.

Obs.: o gasto calórico varia de acordo com diversos fatores, tais como: intensidade da atividade física, peso e altura, sendo assim, os dados fornecidos são uma média.

Sem mais delongas, vamos conhecer as atividades físicas que mais queimam calorias?

Corrida

Correr em uma esteira ou ao ar livre são atividades que podem ajudá-lo a queimar uma grande quantidade de calorias. Porém, é claro, que tudo depende da sua intensidade de corrida e de duração do exercício.

Estima-se que se você correr na esteira na velocidade de 8 km por hora, poderá perder cerca de 500 calorias em 60 minutos. Uma hora na esteira pode parecer demais, mas você pode usar esse tempo também para fazer outras coisas. Por exemplo, ouvir podcasts, audiobooks, vídeos, um episódio da sua série favorita, etc.

Para os que preferem correr ao ar livre apreciando a paisagem, essa atividade pode queimar até 700 kcal em 60 minutos com uma velocidade de 11 a 12 km por hora.

Corrida livre na montanha

Para potencializar a queima de calorias, aposte na corrida. Caso queira otimizar ainda mais o seu tempo, queimando mais calorias em menos tempo utilize o HITT (treinamento intervalado de alta intensidade).

Lembre-se sempre de usar roupas confortáveis e principalmente tênis adequado com amortecimento.

Ciclismo

Similarmente a corrida, o ciclismo é outra atividade aeróbica que permite você ter um gasto calórico significativo e ainda espairecer curtindo a paisagem. Consegue-se perder 500 a 700 calorias por hora de pedalada. Que tal ir até sua cidade vizinha ou conhecer novos lugares com seus amigos pedalando?

E se o tempo estiver ruim, não tem problema. Você pode utilizar uma bicicleta ergométrica na academia ou em casa e fazer muitas outras coisas enquanto pedala, como: assistir tv, podcasts, vídeos, jogar videogames, ler, entre outras coisas.

Ciclismo ao ar livre

Natação

Ao contrario da corrida e do ciclismo onde suas pernas fazem a maior parte do trabalho, a natação é uma atividade que faz todos os seus músculos trabalharem e aumenta bastante o condicionamento físico, ajudando a conquistar a boa forma. Nadar queima de 250 a 600 calorias por hora.

Os benefícios não param por aí. A natação também é excelente para as articulações. Isto é, não coloca nenhuma pressão sobre eles, ao contrário de correr por exemplo, sendo uma ótima alternativa para pessoas que tem problemas nas articulações

Natação é uma das atividades físicas que mais queimam calorias.

Remo

Aqui está outra atividade que você pode fazer tanto na academia e ao ar livre. Se o último for sua escolha, você precisará de um caiaque, remos equipamentos de segurança e assim por diante.

Mas, se o tempo estiver ruim, você pode se exercitar na academia, caso tenha uma máquina simuladora de remo disponível. É um exercício muito completo, que trabalha todos os principais músculos do corpo como os das pernas, braços, peito, costas e abdominais.

Sendo assim, uma hora de remo vai queimar mais de 600 calorias.

Remo no lago

Pular corda

Pular corda não é apenas brincadeira de criança. É um exercício bastante exaustivo e capaz de queimar muitas calorias em poucos minutos. Em apenas 30 minutos deste exercício é possível queimar até mais de 300 calorias, se conseguir uma hora estará queimando de 600 a 750 calorias. Comece com um tempo menor, cerca de 10 a 15 minutos e vá aumentando conforme for ganhando condicionamento.

Atividades físicas que mais queimam calorias

Dança

Sem paciência para correr ou pedalar? Então, dance! Alguns tipos de danças podem queimar de 500 a 800 calorias por hora. Além de queimar calorias, tonificar os músculos, melhorar a coordenação, promove a socialização gerando novas amizades.

Hoje em dia muitas academias oferecem dança como uma opção para atividades físicas, um exemplo muito popular hoje é o zumba.

Dança fitness

Artes marciais

Além de melhorar o condicionamento físico e ensinar a autodefesa, tonifica e fortalece os músculos, trabalha a autodisciplina e foco. O gasto calórico varia muito de acordo com a intensidade do treino, mas a média é entre 500 a 800 calorias por hora de exercício.

Treinando golpes

Futebol

Paixão nacional. Quem é que não gosta de bater uma bolinha com os amigos? Um jogador de futebol médio corre entre 9 a 11 quilômetros por jogo (90 minutos). Eles estão basicamente correndo em velocidade moderada na maior parte do tempo, mas de vez em quando, eles precisam correr o mais rápido que puderem, aumentando ainda mais o gasto calórico.

Uma hora de futebol queima em média 250 a 650 calorias.

Campo de futebol

Basquete

Aqui este outro divertido jogo que basicamente traz o mesmo tipo de resultados de queima de calorias que o futebol. Uma hora de basquete queima entre 200 a 600 calorias.

Quadra de basquete

Tênis

Uma hora jogando tênis ajuda a queimar de 400 a 600 calorias e fortalece os músculos, modela os braços, tonifica as pernas, promove maior concentração, estratégia e agilidade.

As atividades físicas com maior gasto calórico

Musculação

Se você acha que apenas exercícios aeróbicos são bons para perder gordura, você está enganado. Você pode perder uma grande quantidade de calorias, levantando pesos na academia. Uma dica para acelerar a queima de calorias é treinar de forma mais intensa, sem fazer grandes pausas.

Um bom exemplo prático de um treino de peso de alta intensidade é fazer

exercícios conjugados tal como Stiff com barra e passada(avanço) com halteres ou diminuir o tempo de descanso entre as séries para menos de 60 segundos e depois ao final de cada exercício, antes de ir para o próximo descansar um pouco mais.

Dessa forma o tempo gasto na academia será inferior a uma hora. Mas, você irá suar tanto nesses 30 minutos que além de queimar até mais de 300 calorias, seu corpo vai começar a construir massa muscular magra. Portanto, musculação queima em média de 150 a 500 calorias por hora.

Musculação é uma das atividades físicas que mais queimam calorias.

Considerações finais

Com tantas atividades diferentes com o objetivo de queimar calorias, não há mais desculpas para ficar parado. Pense em todos os benefícios que você terá e comece agora a montar sua rotina de atividades.

Porém, antes de começar qualquer atividade física visite seu médico e faça uma avaliação física para certificar que você está apto a se exercitar e não se esqueça dos calçados, roupas e equipamentos de segurança apropriados para sua atividade escolhida. Vamos aos treinos!

Cansado de fazer series intermináveis de abdominais? Cansado de ficar horas em cima da esteira e não conseguir ficar com o Abdômen Trincado? Então você precisa ver esse vídeo, clique aqui!

Para definir o abdômen acesse o guia definitivo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *